Era uma vez uma menina de 16 anos, que resolveu criar um blog para desabafar... E que agora, aos 21, continua a escrever. De teen a adulta; de Portugal à Holanda - A saga!

22
Fev 06
NÃO: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!
Tirem-me daqui a metafísica!

Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?
Se têm a verdade, guardem-na!
Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.

Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!
Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!

Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

(...)
Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

(Fernando Pessoa, sob o heterónimo Álvaro de Campos)

Hoje demos este texto na aula de português e eu senti-me, de alguma forma, em sintonia... Com as palavras, com os sentimentos. Então decidi partilhá-lo convosco.

É incrível. Quanto mais tento tornar-me mais “adulta”, mais “madura”, mais vejo que sou apenas uma adolescente. Sinto-me como se, em vez de 17, tivesse 10. Talvez 11. Porque me deixo ir a baixo com coisas totalmente fúteis.
De que é que me interessa se o meu professor de ITI diz que preciso ir ao ginásio?? Interessar-me-ia, se partisse de uma pessoa de quem gosto.
Mas não.
Partiu de um professor que, como diria o Fernando, mais parece ter o intestino grosso ligado à boca. Possivelmente uma outra zona ligada ao cérebro, mas não convém explicitar, quem ler as entrelinhas perceberá.
Ora, a um professor que tem a lata de dizer “Veja lá se não lhe puxo o rabo-de-cavalo... O de cima e o de baixo!” e “Eu sou um lobo com pele de carneiro..”, (sendo que estas são as menos chocantes, porque, devido à conotação sexual das outras, de certeza que, se as escrevesse, isto ainda poderia vir a gerar confusões...) não se pode, definitivamente, dar ouvidos!!
Não volto a ligar a tipos asquerosos como ele. Não volto mesmo!
Aliás, nem sei porque é que ainda não criei uma espécie de escudo mental, que filtre tudo o que o homem diz, de modo a só ouvir o que ele diz sobre a matéria (o que, convém dizer, é bastante pouco).

E pronto, é isto. Uma pessoa tenta ser adulta, depois chega uma pessoa destas e deita tudo por terra. Mas isto foi porque ele me apanhou desprevenida... Para a próxima, logo lhe digo onde é que ele deve ir... E o que é que deve meter onde, quando lá chegar...

Enfim... Perdoem-me a irritação... Que horas serão agora em Kuala Lumpur?? Hm...
publicado por Nana às 15:37

comentários:
Como já aqui estive e comentei agora só me resta desejar-te bom fim de semana!Bj grande e o brigado pela tua sempre agradevel visita no meu cantinho!
Gaybriel a 25 de Fevereiro de 2006 às 09:56

Para que queres ser adulta?? Ás vezes as tuas palavras revelam uma «maturidade» assustadora. Nanita goza os teus 17 anos...aproveita-os bem. Encantas-me...e julgo que és a aspiração de qq mãe ter uma menina de 17 anos tão lucida, tão clara...e tão consciente. Considero-te um projecto a uma mulher fascinante...mas deixa-me que te diga Nanita que para isso acontecer não podes saltar «etapas», tens que passar por todas para seres «completa». Quanto aos professores...enfim nem me apetece comentar... de qualquer das formas julgo que poderás sempre recorrer a ajuda de alguém mais crescido se de facto as coisas forem «excessivas»...beijinhos e um bom fim de semana (ahhh e bom carnaval)
pluma(princesavirtual) a 24 de Fevereiro de 2006 às 17:28

Em kuala lumpur não sei... aqui são 17:15! :p
Há profes assim, têm a mania que são engraçados e que podem dizer o que quiserem, até que alguém lhes cale o bico!
Pois é linda... eu tenho 24 anos e continuo sem me sentir adulta... :\ é frustrante!
crazy li a 24 de Fevereiro de 2006 às 17:15

Belo grito!...
Não nos tornamos adultos matando o nosso passado criança. Seria como podar o botão e aguardar pela rosa, com esperança. Segue um trecho do poeta brasileiro Cruz e Souza:...."Nada há que me domine e que me vença / Quando a minha alma mudamente acorda... / Ela rebenta em flor, ela transborda / Nos alvoroços da emoção imensa.". (Inefável)
Banido a 24 de Fevereiro de 2006 às 12:08

oh nanita...nao te deixes ir abaixo por causa de bocas parvas de professores ainda mais parvos!vais ver k com o tempo aprendes a fazer esse "escudo"...e começas a usá-lo, até mesmo quando ele não devia ser usado porque certas situações são completamente inadmissiveis!beijinhos****bom gosto!Fernando Pessoa é um dos melhores poetas k já li, e esse poema de Álvaro de Campos é um dos meus preferidos...diz muito mais do que o que parece á primeira vista (e só á primeira já diz tanto!...)
universitaria a 24 de Fevereiro de 2006 às 02:01

olá.
brigada pela visita no meu blog

beijinhos
hhmarazul a 23 de Fevereiro de 2006 às 17:49

lool eu nem sei onde fica isso, por isso não t eposso dizer que horas são lá agora. MAs é não odemso ligar a tudo o que os prof dizem, deviamos filtrar o que eles dizem e reter apenas as coisas importantes relacionas com a materia que temos de saber, o resto não interessa :p esse poema, eu lembro-me é fixe ;) o fernado pessoa era cá um maluco, como eu o percebo, era mais um gemeniano em crise existencial, ohhh como eu o percebo :p bjinhos
snow a 23 de Fevereiro de 2006 às 17:05

Mas estamos a falar de algum ser humano? Bem...parece-me que não!!! Linda, sim podes linkar-me com todo o gosto!Qdo eu actualizar os meus links serás concerteza uma das escolhidas!Bj grande!
Gaybriel a 22 de Fevereiro de 2006 às 21:28

Fernando, ITI quer dizer Introdução a Técnicas de Informática... O que disseste era parecido... Se calhar em Kuala Lumpur é esse o nome que dão à disciplina... Mas tu é que sabes tudo de Kuala Lumpur, a ver se descobres esta também... eheh bjinhos
Nana a 22 de Fevereiro de 2006 às 21:06

Decididamente o tal professor, não é boa pessoa, nem sequer é lá da terra. Cheguei a uma conclusão desesperante. Sei que horas são em Kuala Lumpur, e não sei o quer dizer as siglas ITI... A única coisa que me ocorre será Iniciação à Tecnologia da Informação. No meu tempo chamava-se pura e simplesmente Informática. Como o tempo muda... Haverá ITI em Kuala Lumpur?
Fernando a 22 de Fevereiro de 2006 às 20:33

Fevereiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
21
23
24
25

27
28


tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Se os virem... Avisem!
Eu, por acaso, gosto desta!
E quantos são? (desde 30.07.2008)
blogs SAPO