Era uma vez uma menina de 16 anos, que resolveu criar um blog para desabafar... E que agora, aos 21, continua a escrever. De teen a adulta; de Portugal à Holanda - A saga!

04
Jan 06

Hoje estava aqui a falar com os meus botões e cheguei à "conclusão". Descobri qual uma das bases dos meus problemas.

Ao que parece, tenho um medo terrível da monotonia, de saber que o que estou a fazer agora é o que vou fazer para sempre. Não sei se tal medo se poderá denominar medo de compromissos. Talvez.

Posso dizer que me agrada a incerteza do futuro. Agrada-me saber que, apesar de cada vez serem menos as escolhas possíveis, ainda posso dar uma revira-volta e mudar completamente aquilo que por agora penso que será o meu futuro.

De certa maneira, não gosto da ideia de pensar "pronto, agora acabei o meu curso e é isto que vou fazer para sempre".

Talvez eu relacione essa ideia a alguma espécie de conformismo. Sei que tenho como objectivo entrar para o curso de fisioterapia. Sei que quero ser fisioterapeuta. Mas e quando for? Será que vou entrar na rotina e acabar por esquecer o quanto me custou lá chegar? Não me conformo em ter um futuro certo.

É essa uma das razões que me leva a gostar de ser estudante. Não saber como será o meu futuro. Saber, acima de tudo, que ainda vou sofrer muito, rir muito, amar muito. Tenho uma vida inteira pela frente e cabe-me a mim fazer dela algo bom, algo mau ou, simplesmente, algo normal. E é desta perspectiva que gosto: de ter uma vida pela frente e saber que posso fazer dela o que me der na telha.

Por isso digo que tenho problemas com compromissos. Porque, quando comprar uma casa, vai ser um compromisso. Já sei que vou ter que morar nela durante anos. E pagar as contas da mesma, durante anos. E, se for viver com uma pessoa, vou ter que ver essa pessoa todos os dias durante anos. Não sei porquê, mas isso assusta-me!

Assusta-me a responsabilidade, assusta-me o facto de traçar a minha vida de modo a que, talvez um dia, as amarras da realidade me apertem tanto que eu deixe de ter a capacidade de sonhar!

Quero estudar, quero viajar muito, cá dentro e lá fora, quero ir para África ajudar os refugiados, quero ir para a China ajudar as chinesinhas, quero espancar o Bush (upssss será que devia escrever isto aqui??), quero fazer muitas, muitas coisas!! E quero ser livre e dependente o suficiente para as poder fazer!

Depois sim... Depois de tudo isso, quando achar que já fiz tudo o que me era possível... Aí sim, comprar casa e assumir as responsabilidades que são minhas por direito... "You may say I'm a dreamer... But I'm not the only one..."

 

images2321.jpg

publicado por Nana às 21:36

comentários:
Aki stoy d nuevo despues d tanto tiempo sin tocar el ordenador xq e andado demasiado ocupada y los ultimos dias algo enferma, xro ya volvi a leer tu pagina xDD. S cierto q el exo d no saber como va a ser nuestro futuro ace q la vida sea especial, y eso ace q luxemos x conseguir lo q creemos q qeremos xra el futuro. Nunca sabremos q pasara dentro d 5 o 10 años, ni como acabaremos, xro al fin y al cabo somos nosotras las q vamos escogiendo nuestros caminos. Con la ayuda d Dios y con confianza en nosotras mismas y en lo q acemos podremos lograr lo q nos propongamos, y salgan bien o no las cosas siempre ai otro camino a escoger. Un besote Nana y suerte en todo.
Norinha a 8 de Janeiro de 2006 às 20:08

Está mal. Já espancaram o Bush, Sócrates e Soares... Nem haverá um workshop para espancar, por exemplo, José Maria Martins? Claro que podes adicionar o link, por mim, o teu já foi eleito para a montra de prémios... Já agora também podes visitar o outro que também é meu www.oopio.blogspot.com. Visitas são sempre bem vindas. Beijos.
Fernando a 6 de Janeiro de 2006 às 15:05

Eu acredito em 3 coisas que, a todos os seres vivos na terra, são básicas para a vida:

Primeiro: Somos livres para fazer aquilo que bem entendermos. Qualquer coisa.

Segundo: Se fazemos o que bem entendemos temos que ter a certeza de que somos totalmente responsáveis.

Terceiro: Se fazemos o que bem entendemos e temos consciência de que somos totalmente responsáveis pelas consequências, temos que dar-nos nova chance de acertar, caso nos frustremos.

Portanto, se temes o futuro ou a idéia de monotonia é porque temes a si mesmo.

Abraço do Brasil para você


(Wlad)
Banido a 6 de Janeiro de 2006 às 10:45

1ª visita a este blog e li qq coisa sobre ir espancar o Bush. Ainda há vagas? Onde é que a gente se inscreve?
Fernando a 6 de Janeiro de 2006 às 10:29

não tens que ter medo da monotomia, tens que lutar para que tal não aconteça.
Segue sempre o que realmente desejas, pensa sempre positivo, e o principal luta pelos teus objectivos, mesmo que as coisas corram mal, ficas consciente que lutas-te para isso.
hhmarazul a 5 de Janeiro de 2006 às 18:18

"Dream as if you'll live forever... live as if you'll die today."....sonha...sonha sempre...porque tens cada dia da tua vida para os tornar parte da tua realidade. Não temas a monotonia...pois monótona é a vida dqueles que se esqueceram de como é bom sonhar...monótona é a vida daqueles a quem o Futuro já não traz surpresas porque á muito que deixaram de acreditar que ele realmente "existe".
Jokinhas*********************
_Rikku_ a 5 de Janeiro de 2006 às 17:43

Nana no temas por el futuro! solo Dios sabe lo que pasara asi que animo!! um beijo!
Lucy a 5 de Janeiro de 2006 às 03:49

Nana no temas por el futuro! solo Dios sabe lo que pasara asi que animo!! um beijo!
Lucy a 5 de Janeiro de 2006 às 03:49

Primeiro adorei o que li e segundo todas as tuas palavras faço minhas. Porque prendermos-nos a algo quando podemos ser livres eternamente? Bem, não digamos eternamente, mas enquanto podermos sonhar e enquanto tivermos força de vontade para realizar tudo o que vai na nossa imaginação. Mas existe uma coisa que daqui a uns tempo nos vai fazer pensar o contrário ou porque a nossa vida dá uma volta de 180º ou porque simplesmente mudamos de personalidade aí tornamos-nos monotonos e sem sonhos. Eu penso que o melhor que podemos ter é a liberdade e nunca devemos abdicar disso, não vale apena prendermos-nos a algo, quando podemos ter um pouco de tudo sem abdicarmos da nossa própria liberdade e sonhos... bjinhux****
su a 4 de Janeiro de 2006 às 22:33

Janeiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
17
18
20

22
23
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Se os virem... Avisem!
Eu, por acaso, gosto desta!
E quantos são? (desde 30.07.2008)
blogs SAPO